Caminhada e corrida ao ar livre

Caminhar ou correr são duas atividades fáceis de serem realizadas por qualquer pessoa, não há necessidade de pagar uma academia ou comprar equipamentos.

running-573762_1280

Caminhar é um ótimo exercício aeróbico para quem está iniciando, e extremamente indicado para pessoas que estão acima do peso, obesas ou gestantes, pois o impacto nas articulações é minimo se comparado a outras formas de exercício. A caminhada e a corrida são exercícios que podem prevenir e tratar diversas doenças, e qualquer pessoa pode fazer.

Apenas para evitar lesões e melhorar o desempenho existem algumas dicas relevantes, de alongamento, aquecimento, alimentação e até vestuário. A primeira de todas é a perseverança, pois é preciso que o exercício seja continuo para obter os benefícios. O ideal é começar com 10 ou 15 minutos por dia e aumentar até chegar em 45 ou 1 hora de exercício.

Mesmo considerando que um dos benefícios do exercício é o emagrecimento, é necessário que o corpo esteja bem alimentado, visto que o gasto de energia é mais alto durante a caminhada ou corrida. Ainda, o médico do esporte Gustavo Magliocca diz que é fundamental escolher roupas e tênis adequados, para que o corpo esteja confortável durante a prática do exercício e evite certas lesões. Para começar, o ideal é optar por um tênis e algumas roupas largas, como shorts ou moletom.

A principal diferença entre caminhada e corrida, ocorre no momento em que os dois pés não tocam o solo durante a corrida, uma “fase aérea” do corpo durante a locomoção. Além de que o contato dos pés com o chão é mais rápido durante a corrida, tornando-a uma atividade com maior gasto calórico (600 a 800 kcal/h). O médico do esporte Gustavo Magliocca afirma que a escolha entre corrida e caminhada depende também de alguns fatores: se o objetivo final é ser uma pessoa mais ativa ou saudável, a caminhada leve já é suficiente. No entanto, se o objetivo for emagrecer ou participar de uma competição é melhor optar pela corrida.

Alguns dos benefícios são a melhora e o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, aumento da densidade mineral óssea, melhora na qualidade do sono, na postura e na aparência física, aumenta a disposição no dia a dia, fortalece a musculatura, principalmente de membros inferiores, alivia o estresse e a ansiedade, é comprovadamente eficaz contra a depressão e ainda queima os quilos extras, pois no exercício aeróbio o organismo utiliza a gordura como principal combustível.

Os prazos para começar visualizar os efeitos são muito diferentes de pessoa para pessoa, pois eles dependem da idade, grau de condicionamento físico e do empenho durante a caminhada ou corrida, da genética e outros fatores. No mínimo, os resultados são conseguidos em alguns meses. Porém, a partir do momento que a pessoa começa se exercitar, fisiologicamente começam as adaptações no organismo e portanto já passa a obter benefícios.

Outras dúvidas:

girl-648937_1280Antes de iniciar a caminhada ou corrida, é necessário fazer uma consulta médica?
Sim. Vale lembrar que é necessário fazer um exame cardiológico e uma avaliação postural, para conhecer o seu corpo e os seus limites, a partir dos resultados obtidos o médico poderá dizer qual o melhor método para realizar seu exercício e possíveis alongamentos para evitar lesões mais graves no corpo.

Nunca me exercitei, devo começar pela caminhada ou corrida?
O ideal é sempre começar por uma caminhada, para o corpo acostumar com os exercícios, posteriormente você pode incluir alguns trechos de corrida e quando o corpo estiver habituado você pode arriscar-se a correr interruptamente.

Tem alguma forma de preparar o corpo para o exercício?
É necessário sempre se aquecer antes de fazer qualquer atividade física, é uma forma de “avisar” o corpo pra que prepare-se para o impacto do exercício. Hoje muitas cidades já contam com academia ao ar livre que podem auxiliar nesse aquecimento.

Fonte: Vya Estelar e Bem Estar

Você faz ou já fez caminhada ou corrida? Tem alguma dica? Compartilhe sua experiência abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *