As melhores dicas para evitar a gripe

“É só uma gripe”, quem nunca ouviu ou disse essa frase que atire o primeiro lenço! A verdade é que se não tratada, a gripe pode virar uma doença grave. Contudo existem cuidados básicos que podemos tomar para evitar o contágio

 

girl-570556A gripe é provocada pelo influenza, vírus que sofre mutações tão rápidas que é impossível ter imunidade permanente contra ele. A gripe, que dura em média uma semana, é transmitida por meio de gotículas de saliva ou de coriza expelidas por quem já está gripado ou pelo contato com objetos contaminados. Ou seja, um simples aperto de mão ou um espirro pode ser a porta de entrada para a instalação do microrganismo.

Gripe e resfriado são doenças diferentes, pois são causadas por vírus diferentes. A gripe é uma doença comum, de fácil contágio, que produz sintomas como tosse, espirros e nariz escorrendo, muito semelhante ao resfriado. Para evitar ambos, você pode:

– Usar roupas adequadas à temperatura ambiente;
Atente-se para não usar roupas de menos e nem demais no frio. É necessário que haja um equilibrio de temperatura.
– Investir nos alimentos ricos em vitamina C, que aumentam a imunidade do organismo;
Afinal, os vírus se aproveitam do corpo quando sua imunidade está baixa. Nessa época do ano, você pode tomar alimentos funcionais que fortaleçam sua imunidade, como o LicoMuni® (Clique aqui para conhecer)
– Tomar a vacina da gripe anualmente;
Atenção, a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no inverno, que são: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B. Essa vacina não protege contra o resfriado
– Evitar ficar em ambientes fechados
Principalmente evitar a proximidade com indivíduos gripados ou resfriados;
– Lavar as mãos com água e sabão
Para fortalecer a proteção, utilize loções desinfetantes nas mãos várias vezes ao dia;
– Evitar locais públicos fechados
Como ônibus públicos, ou até mesmo igrejas e shoppings, por exemplo, em caso de epidemia de gripe;
Não fique com roupas ou calçados molhados no corpo por muito tempo.
Apesar de ser considerado um mito, ficar molhado, tomar sorvete ou água gelada, já diziam nossas avós: “cuidado nunca é demais”

Febre alta (a partir de 39 ºC), calafrio, dor de cabeça, coriza, tosse, dor de garganta, cansaço, dor no corpo e sensação de mal-estar são os principais sintomas da gripe comum. Caso você sinta algum outro sintoma, ou que os sintomas estão ficando piores, vá a um médico imediatamente para não correr risco de pegar gripes mais pesadas, como a H1N1.cup-1157408

Para quem não tomou o devido cuidado e foi contaminado com o vírus da gripe, deve iniciar um tratamento o mais rápido possível com analgésicos e antigripais, mas lembre-se de não fazer automedicação e continue mantendo uma alimentação reforçada e repouso, em poucos dias sua saúde será restabelecida.

E há sempre aquele chazinho quente, um bom filme acompanhado e uma casa quentinha para nos reconfortar, não é mesmo? Conte para nós o que você gosta de fazer no inverno e quais as dicas tem para compartilhar!

 

Fonte: Portal Ses, Tua Saúde e M de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *