App de game no celular: Indicado para melhora cerebral!

Pesquisadores descobriram que jogar videogames pode ser excelente ao cérebro, ACREDITE SE QUISER! Na medida que estimula o crescimento da massa cinzenta melhora a memória, linguagem e percepção sensorial.

 

iphone-500291Durante um estudo realizado pelo jornal Molecular Psychiatry, os pesquisadores pediram para que alguns adultos jogassem Mario (Sim, aquele joguinho que você brincava quando era criança) 30 minutos ao dia durante dois meses. Então notaram “aumento significativo da matéria cinzenta”.

Houve melhora tanto no hipocampo bilateral quanto em porções do córtex pré-frontal direito – sendo o primeiro responsável pela formação da memória e de conexões sensoriais como cheiros, sons etc. À medida que os voluntários melhoravam suas habilidades no jogo, seus cérebros melhoravam junto. A pesquisa mostrou que até o desejo por jogar foi positivo, visto que os ganhos daqueles que declararam ter gostado do jogo foram superiores. Os pesquisadores acreditam que isso esteja relacionado ao sistema de recompensas do cérebro por causa da liberação de dopamina que, eventualmente, aumenta a massa cinzenta.

Em outro estudo, a Universidade de Rochester, revelou que jogos de ação ajudam a desenvolver o cérebro de modo que o indivíduo é capaz de tomar decisões 25% mais rápido do que os outros e sem que ele fique nervoso a ponto de prejudicar sua precisão. Além disso, os jogos eletrônicos estimulam a atenção. Como as pesquisas mostraram, os gamers conseguem se concentrar em seis coisas ao mesmo tempo sem perder o foco. Os games vão além de simplesmente alterar o funcionamento do cérebro e também ajudam a desenvolver diferentes tipos de perícias. Para ele, o sistema de recompensas oferecido pelos jogos estimula os neurotransmissores e fortalece a rede nervosa — algo que ele compara com os exercícios físicos em relação aos demais músculos.

Por outro lado, há também efeitos negativos. Cientistas da Universidade da Indiana mapearam o cérebro humano exposto a jogos violentos durante algumas semanas e perceberam que a área responsável pelo sentimento depressivo ficou mais acentuada em pessoas mais novas, indicando que esse tipo de conteúdo realmente é capaz de interferir no comportamento. Ainda, o “vício” pode levar a pessoa a ganhar peso, além de se afastar socialmente e desenvolver uma dificuldade de interação com outros indivíduos.

Contudo, um bom jogo de raciocínio ou estratégia, tetris, ou sejam quais forem aqueles que baixamos no celular, ou até mesmo no console em casa, enquanto for utilizado como prazer controlado (longe do vício) poderá fazer muito por seu bem estar!

 

No meu celular tenho alguns jogos favoritos, entre eles o Candy Crush, DivertidaMente e DragonVale… E você, quais são os seus favoritos?

 

Fonte: Olhar Digital e Tecmundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *