Biiiiirrl! Vem monstro!.. Crossfit tá na moda, e agora? Eu faço?

A promessa é de resultados rápidos com exercícios mais agressivos, mas na verdade, o crossfit exige uma aptidão mínima antes de ser praticado.

Primeiro fato sobre atividades físicas: Todo tipo de treinamento físico tem indicações específicas. O crossfit não é exceção. E parece que virou moda nas academias ultimamente. A promessa é de resultados mais rápidos decorrentes de um programa mais agressivo. O Crossfit é uma modalidade de treino que mistura ginástica olímpica, atletismo, disciplina militar e várias outras.

O treino de alta intensidade trabalha a resistência muscular, flexibilidade e coordenação motora, promovendo resultados rápidos. Além disso, promove um gasto calórico muito alto. E, ao contrário do que muitos pensa, não se pode comparar o CrossFit com a musculação, afinal são modalidades diferentes. Na musculação, a periodização do treino e o objetivo é individual. Enquanto no CrossFit, cabe ao profissional responsável a avaliação da necessidade do aluno para aquele momento, tanto na carga quanto na execução dos exercícios, podendo ou não adaptar o exercício de acordo com suas limitações.

Ok, gostei! E agora, por onde começar?

Antes de praticar o CrossFit é recomendado tomar alguns cuidados. Não comece um treino de alta intensidade sem supervisão médica e orientações de um profissional, pois isso pode causar lesões. Além disso, a modalidade não é indicada para todas as pessoas! Se você for uma pessoa sedentária ou com sobrepeso, corre risco de sofrer lesões por conta dos treinos de alta intensidade, é o que afirma o ortopedista Marcello Serrão.

Faça também um check up completo para evitar o risco de problemas graves de saúde devido à rotina pesada de exercícios. Os treinos de alta intensidade são recomendados para pessoas que já praticam atividade física e tem condicionamento físico para esse tipo de exercícios.

bootcamp-685421Acho que aguento a pressão, como funcionam as primeiras aulas?

O aluno iniciante precisa passar por algumas aulas fundamentais pra depois entrar na aula da turma. Quando estiver conseguindo manter uma consistência nos exercícios é aumentada a intensidade. Funciona assim: primeiro: técnica, segundo: consistência e por fim: intensidade).

Quais são os maiores riscos pra minha saúde?
Na verdade, o problema não está no modelo do treinamento, e sim na indicação de quem pode ser submetido a ele. Como em qualquer programa, existe uma exigência mínima de aptidão para que possa ser aplicado. O problema está na necessidade de resultados rápidos, que seduz os ansiosos por resgatar uma aptidão física e um resultado estético em curto espaço de tempo.
Quando um treinamento como o crossfit é utilizado em indivíduos sem um mínimo de aptidão física, os resultados podem ser desastrosos. São esses casos que resultam em lesões como tendinites, problemas musculares e até mesmo em episódios mais graves.

Quais são os principais benefícios de praticar o crossfit?
– Desenvolver todas as valências físicas de modo amplo e geral;
– Promove aumento de força e resistência musculares, tanto de forma dinâmica, quanto isométrica;
– Melhora do sistema cardiorrespiratório;
– Melhora da coordenação motora;
– Agilidade;
– Equilíbrio e Precisão;
– Aumento do gasto calórico;
– Melhora todas as habilidades de modo conjunto;
– Busca de tornar as pessoas mais saudáveis e “potentes” de forma direta.

Tome cuidado com as propagandas das academias. Muitas prometem resultados como “mil calorias em uma sessão”, mas para gastar mil calorias em uma sessão de treino o indivíduo precisa ser um atleta altamente treinado. O gasto calórico desta magnitude não depende da efetividade do treino e sim da potência do “motor metabólico” do praticante. Em resumo, o correto não é criticar o crossfit e programas similares, e sim criticar quem o indica ou o adota sem a devida aptidão.

Não entendeu a piada “Birl – Vem monstro”? Confira o vídeo abaixo do Kleber Bambam que virou um meme da internet:

Fonte: Globo Esporte e Corpo a Corpo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *