Barba, além de estética é saúde!

boy-1252990Além de questão estética (vamos concordar que deixar a barba por fazer está na moda) a barba pode ser muito benéfica para a saúde do rosto masculino. Mesmo que muitas mulheres odeiem a sensação da barba roçando, deveriam considerar melhor quando exigir que o “cara limpe o rosto”!

A principal função dos pelos faciais é a proteção contra o sol, de acordo com um estudo realizando na Universidade de Southern Queensland (Austrália), um rosto com barba tem bem menos chances de contrair câncer de pele, baseado no fato que em média, há um terço a menos de exposição aos raios UV prejudiciais. Concluíram também que a barbas oferecem entre 90 e 95% de proteção contra o sol, dependendo do comprimento do pelo.

Os cabelos e pelos oferecem boa proteção contra o clima, seja o sol, o frio ou afins. É por isso que as mulheres têm muito menos danos solares quando tem cabelos compridos. A espessura do fio é importante também, visto que pelos grossos e encaracolados “quebram” os raios do sol, pois a luz viaja em linha reta, mas quando bate no cabelo encaracolado, quebra-se, de modo que dificilmente atinge a pele.

man-657869Mas não entendam essa notícia como um alvará para liberação do protetor solar, pelo contrário, ainda é necessário aumentar a proteção com os filtros solares.

Além disso, a barba pode ser um grande parceiro contra os problemas respiratórios. Homens que têm asma desencadeada por pólen ou poeira, por exemplo, deveriam dar prioridade ao bigode grande porque isso pode ajudar a reduzir os sintomas da condição. Eles podem parar ou impedir que alérgenos entrem no nariz e sejam inalados pelos pulmões, de acordo com a especialista médica em pelo Carol Walker, do Birmingham Trichology Centre (Inglaterra). Contudo, essa sujeira que não entra no nariz fica presa nos pelos, portanto é necessário limpar a barba periodicamente, para evitar que de uma forma ou outra o nariz acabe inalando-as.

E ainda, quando você tem uma dor de garganta, por exemplo, o corpo aumenta sua temperatura (febre) para matar o vírus. Quanto mais quente você se mantém e mais fluidos você toma, melhor equipado fica para combatê-la. “Pelo em torno do queixo e pescoço acrescenta outra camada de proteção”, diz a especialista.

Acha que não é suficiente? E se a barba proporcionar uma desaceleração do envelhecimento? Isso é possível pois ela impede que a água deixe a pele, mantendo-a hidratada e protegendo-a do vento, que a resseca e perturba sua barreira protetora. Ainda, ter uma barba significa não se cortar nem irritar a pele com uma lâmina de barbear, evitando infecções bacterianas na área da barba, além de livrar-se de pelos encravados e condições como foliculite (infecção dos folículos pilosos que causa manchas).

Mas atenção, antes de optar pela barba seja cuidadoso, afinal a barba é um ótimo condutor de infecções quando não são bem limpas e escovadas. Garanta também que a área não fique ferida ou com pelos encravados. Os homens precisam lavar e cortar suas barbas regularmente. Fora que isso irá manter uma estética muito mais agradável! Para isso lembre-se de usar produtos feitos especialmente para a pele do rosto masculina.


 

Fonte: hypescience

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *