Cuidados com os cabelos no verão

Verão! A estação mais quente e divertida do ano; os dias são mais longos, iluminados e vivos. Verão também é sinônimo de sol, piscina, praia. E tudo isso exige que se tenha mais cuidados com os cabelos pois o cloro presente na água da piscina, a água do mar, os raios solares e até mesmo o suor podem deixar os fios sem vida e quebradiços. Mesmo quem não esteja no litoral e não vá ter contato com piscina, areia e mar deve ter cuidados, devido às altas temperaturas e exposição ao sol na rua, nos parques e espaços abertos. Separamos algumas dicas para manter os fios em dia o ano inteiro.

Young woman going to Dead Sea, Israel

Proteção UV

Assim como a pele, os cabelos também precisam de proteção UV. Para proteger as madeixas dos raios nocivos, existem shampoos e condicionares com proteção UV, geralmente das linhas de verão, para serem usados durante toda a estação. Para o momento de exposição ao sol, é fundamental o uso de um leave-in (creme sem enxágue) com protetor solar, que devem ser aplicados nos fios secos ou úmidos pelos menos 30 minutos antes do contato com o sol. Além de proteger dos raios solares nocivos, ele encapa os fios preservando a nutrição. O truque é aplicar com um pente ou uma escova para penetração em todo o volume do cabelo. Outra dica legal é o uso do chapéu que ajuda a proteger os fios e dá um charme especial.

cabelo verão 1Escovação

Manter os cabelos escovados e desembaraçados ajudam a evitar a quebra, entre um mergulho e outro utilize um pente largo de madeira, começando pelas pontas e subindo em direção a raiz lentamente. Atenção: Prender os cabelos molhados pode causar danos à estrutura dos fios, que ficam mais frágeis, portanto mantenha-os soltos até que estejam totalmente secos.

Hidratação

O uso de máscaras de hidratação e nutrição deve ser feito com mais frequência no verão. Faça o uso desse produto semanalmente e dê preferência aos ricos em aminoácidos e óleos vegetais que fecham as cutículas e deixam o cabelo menos poroso, evitando que arme, resseque e arrepie.

OAIKTX0Cuidado com higiene

No verão, a umidade, o calor e o suor podem aumentar a incidência de seborreia e caspa, por isso os cabelos devem ser lavados com mais frequência. Para ter os cabelos mais sedosos e saudáveis é necessário manter o couro cabeludo sempre limpo. A cada banho de mar ou de piscina, é necessário enxaguar bem os cabelos para evitar os danos causados pela salinidade e pelos produtos químicos de tratamento da água da piscina.

Cuidados com a temperatura

Altas temperaturas prejudicam os fios, aumentando o ressecamento e diminuindo o brilho e a maciez. O uso de água quente para lavar os cabelos pode prejudicar e deve ser evitado; o uso de secadores pode intensificar esses danos comuns da época de calor. Uma boa dica para quem não vive sem esse instrumento é usar em um modo mais frio e a uma distância de pelo o menos 30 cm da cabeça.

cuidados-cabelo-verão-2016-5Cabelos tingidos

Cabelos com química devem ter ainda mais cuidados, pois é o mais prejudicado durante o verão, ficando mais ressecados, sem brilho e desbotados. Antes pintar ou retocar a coloração é necessário primeiro fazer uma hidratação intensiva. Os cabelos tingidos de loiro enfrentam mais dificuldades pois descolorir deixa o fio mais exposto e pode ressecar com mais facilidade, portanto as hidratações devem ser mais intensas. O uso de produtos específicos para cabelos tingidos também é uma dica legal.

Verão para ser feliz

A estação do sol deve ser aproveitada e utilizada para relaxar. O estresse promove a liberação de substâncias e hormônios que deixam a pele e o cabelo fragilizados, portanto hábitos como praticar esportes para aliviar a tensão, técnicas de respiração e convívio com pessoas queridas e uma boa alimentação contribuem para que os cabelos fiquem mais bonitos.

Portrait of a woman with beautiful body on a tropical beach

Fonte: M de Mulher; Vila Mulher; Beleza e Saúde; Coisas de Diva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *