Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento que visa alertar a população sobre os perigos do câncer de mama e colo de útero e da importância do diagnóstico precoce. Com isso, é muito divulgada a importância da realização do autoexame, autoconhecimento e realização de consulta e exames clínicos periodicamente.

O autoconhecimento é fundamental para a realização do autoexame, pois muitas mulheres deixam realizá-lo por não saber o que é normal e o que seria um alerta. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2016, 66,2% dos casos de câncer de mama foram detectados pela paciente ao realizar o autoexame, sendo primordial para a detecção precoce desse tipo de neoplasia. Qualquer sinal de alteração percebido pela mulher é necessário buscar um médico especialista para realização de exames feitos pelo profissional e de imagem.

É importante salientar que o autoexame é essencial para o diagnóstico precoce, mas não para a prevenção. Prevenir esse tipo de câncer está relacionado ao estilo de vida: Alimentação balanceada, mais natural, combater a obesidade com o controle de peso, realização de atividades físicas regulares e redução de estresse.

Se tiver alguma dúvida sobre o autoexame, procure o seu médico e peça orientações corretas. O importante é não deixar de estar atenta à sua saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *