Horário de verão

Essa semana, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, confirmou que o horário de verão será mantido em 2017, por isso, os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste adiantarão os relógios em 1 hora a partir do dia 15 de outubro.
Esse ano, o horário de verão foi colocado em dúvida pelo governo depois que um estudo que mostrou que programa já não está sendo tão efetivo, pois o perfil de consumo de eletricidade não está mais diretamente ligado ao horário e sim com a temperatura, (maior consumo nos horários mais quentes). Porém, foi levado em consideração que esse ano, o país está com poucas chuvas e o armazenamento de água nas represas de hidrelétricas está reduzido, então para 2017, o horário de verão será mantido.

pexels-photo-219998
Mas afinal, como funciona o horário de verão?
É um sistema de mudança temporária de horários com o adiantamento em uma hora dos relógios durante os meses do verão tem o objetivo de fazer com que a luz do dia seja melhor aproveitada no início da noite, aproveitamento o solstício de verão. É aplicado em dez estados brasileiros e se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte.
Apesar de o solstício de verão no hemisfério sul tenha o ápice apenas nos últimos dias do ano, a mudança de horário é adotada para aproveitar a “luminosidade extra” ao longo do dia, sobretudo no entardecer. É o horário de pico em que a maioria das pessoas estão chegando em casa depois do trabalho e consomem mais energia ao mesmo tempo. Com o horário, elas deixam de ligar as lâmpadas e passam a gastar menos.
Outra função do horário de verão é a divisão dos picos máximos de consumo, o que proporciona uma menor sobrecarga do sistema de produção e distribuição de eletricidade, exatamente pelo fato de as horas de maior consumo do dia não coincidirem com o horário em que lâmpadas das casas e dos locais públicos estão ativadas.
O fenômeno dos solstícios, no entanto, ocorre de maneira mais intensa nas áreas mais distantes da linha do Equador. No caso do Brasil, ocorre de forma mais incisiva em sua porção centro-sul. Por isso, os estados do Norte e do Nordeste não utilizam o horário de verão, porque a sua zona de luminosidade já é maior o ano todo, de forma que o sol demora naturalmente mais a se pôr, não sendo necessário o adiantamento dos relógios.

fashion-person-woman-girl
O horário de verão é adotado em outros países também:
– Todos os países-membros da União Europeia, com a alteração do horário de março a outubro
– Rússia, Turquia e até Cuba, no mesmo período adotado pelo UE
– Os países da América do Norte, entre abril e outubro
– Na América do Sul, o Chile, na mesma época do Brasil
– Austrália e Nova Zelândia também na mesma época do Brasil, entre outubro e março.
Fontes: Brasil Escola; G1 Economia; wikipedia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *