Os Efeitos do Estresse

Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não esteja na correria, com aborrecimentos, prazos, frustações e demandas da vida moderna, que geram um nível de estresse no corpo.  O estresse não é uma emoção, mas sim qualquer adaptação requerida da pessoa, por isso, pode ser tanto positiva (quando um desafio estimula) quanto negativa (quando se entende que há ameaça). Quando percebe uma ameaça, seu sistema nervoso reage com a liberação de hormônios do estresse, incluindo a adrenalina e cortisol, causando respostas físicas e mentais. Estes hormônios despertam o corpo para ações de emergência.

O estresse pode ser agudo ou crônico:

Estresse agudo – o estresse que é momentâneo ou de curto prazo, tais como o cumprimento dos prazos, estar preso no trânsito ou frear de repente para evitar um acidente.

Estresse crônico – ou tensão constante experimentada durante um período prolongado de tempo.fashion-person-woman-girl

O estresse age sobre todo o corpo, mas algumas áreas são mais vulneráveis aos efeitos da tensão prolongada por muito tempo. Seu coração acelera, os músculos contraem, a pressão arterial sobe, a respiração encurta e seus sentidos ficam mais nítidos. Estas alterações físicas aumentam sua força e vigor, acelera seu tempo de reação e aprimora seu foco – preparando você para lutar ou fugir do perigo. Confira os efeitos que o estresse pode causar e aprenda a ler os sinais de socorro que o corpo nos enviar pedindo por tranquilidade.

Sistema muscular

Quando o corpo está estressado, os músculos ficam tensos. A tensão muscular é quase uma reação reflexa ao estresse – é o modo pelo qual o corpo se protege contra lesões e dor.

Sistema respiratório

O estresse pode fazer você respire mais forte. Isso não é um problema para a maioria das pessoas, mas para aqueles que sofrem com asma ou uma doença pulmonar, como enfisema, receber o oxigênio necessário para respirar forte pode ficar mais difícil.

Sistema Cardiovascular

O coração e os vasos sanguíneos compreendem os dois elementos do sistema cardiovascular que trabalham em conjunto para fornecer alimento e oxigênio para os órgãos do corpo. A atividade destes dois elementos também é coordenado na resposta do organismo ao estresse.

Endócrino

Quando o corpo está estressado, inicia-se um processo para produzir adrenalina e cortisol, os chamados de “hormônios do estresse”.

estresseFígado

Quando o cortisol e a adrenalina são liberados, o fígado produz mais glicose, um açúcar no sangue que iria dar-lhe a energia para a “luta ou para a fuga” em caso de emergência. Para a maioria das pessoas, se essa energia não for usada, o corpo é capaz de reabsorver o açúcar no sangue, mesmo que a pessoa se estresse sempre. Mas algumas pessoas – especialmente as mais vulneráveis ​​ao diabetes tipo 2 – onde o açúcar a mais significa diabetes, não têm este açúcar reabsorvido.

Gastrointestinal

Quando você está estressado, o cérebro torna-se em alerta para as sensações do estômago. O estômago pode reagir com pequenos incômodos ou até mesmo com náuseas ou dor. A pessoa pode vomitar se o estresse for muito grave. Se o estresse se torna crônico, pode desenvolver úlceras ou dores de estômago graves, mesmo sem úlceras. E ainda afetar a digestão, e a absorção dos nutrientes pelo intestino. Ele também pode afetar o quão rápido o alimento se move dentro no corpo. A pessoa pode ter diarreia ou prisão de ventre.

Sistema nervosodownload

Quando o corpo está estressado, o sistema nervoso simpático gera o que é conhecido como resposta “luta ou fuga”. O corpo muda todos os seus recursos de energia para lutar contra uma ameaça à vida, ou fugir de um inimigo

 

Desejo Sexual

Mulheres conciliam vida pessoal, familiar, profissional, financeira e uma ampla gama de outras demandas em toda a sua vida. O estresse e o cansaço podem reduzir o desejo sexual.

 

Como tentar diminuir o estresse? Aprenda a relaxar!!

Você não pode eliminar completamente o estresse de sua vida, mas você pode controlar o quanto ele afeta você. Técnicas de relaxamento, como ioga, meditação e respiração profunda, ativam a reação de relaxamento do corpo. Um estado de descanso é o oposto da reação ao estresse. Quando praticado regularmente, essas atividades há uma redução nos seus níveis de estresse diário e um impulso em seus sentimentos de alegria e serenidade. Eles também aumentam sua capacidade de permanecer calmo.

pexels-photo-275768

Fonte: Auto ajuda em foco; Green Me; Uol Ciência e Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *