É importante cuidar da pele do rosto, sim!

A limpeza de pele deve ser encarada como um hábito cotidiano, assim como devemos ter hábito de escovar os dentes. Afinal, a correta higienização e cuidados com a pele previnem possíveis problemas, tais como um envelhecimento precoce, manchas, cravos, espinhas e deformidades na pele. Se uma pessoa comum possui hábitos alimentares corretos, faz atividades físicas e utiliza protetor solar com frequência, sua qualidade de vida é, sem dúvidas, superior a uma boa parte da sociedade. 

 

beauty-1132617É comum, que em algum momento de nossas vidas tenhamos pensado que para cuidar da pele do rosto se resume apenas em lavá-lo. Contudo isso é errado, pois assim como outras partes do corpo, o corpo exige cuidados diários. Para entender isso um pouco mais cientificamente, é bom saber que a pele é composta por três camadas bem unidas, epiderme, derme e hipoderme. Todas são importantes para o corpo, e cada uma tem características e funções diferentes. Saiba mais sobre elas no final dessa matéria!

Abaixo vamos mostrar alguns passos para cuidado com essa pele tão sensível que é do rosto. Esse procedimento pode ser feito por todos os tipos de pele. Mas atenção para quem tem a pele oleosa ou acnéica, o cuidado deve ser redobrado e dependendo do caso é necessário uma orientação profissional.

Rotina de cuidados com a pele passo a passo:

Passo 1: Molhe o rosto com água morna e tome sempre cuidado com a temperatura da água! Se estiver muito quente, a pele pode ficar mais oleosa, pois as glândulas procuram produzir óleo em excesso para estabilizar a pele que ressecou com a água quente; se estiver muito fria, provoca um choque térmico que a longo prazo pode provocar alterações na estrutura da pele, que não são exatamente maléficos, como mencionado na matéria sobre água fria no rosto, confira clicando aqui.

Passo 2: Com as pontas dos dedos, massageie levemente o sabonete no rosto, sempre com movimentos circulares, e tomando cuidado com os olhos. Use sempre sabonetes específicos para o rosto, que contêm substâncias menos agressivas para a pele que os de corpo, tanto na versão líquida/gel quanto em barra.

Passo 3: Remova o sabonete do rosto lavando novamente com água. Certifique-se de que não ficaram resíduos em sua pele.

Passo 4: Com uma toalha limpa, enxugue suavemente o rosto. Mas não esfregue a toalha na pele! Seque apenas encostando-a no rosto, com pequenos toques, para que a água seja absorvida. A fricção da toalha estimula as glândulas que irão produzir óleo em excesso.

Passo 5: Sobre a pele limpa, aplique um hidratante ou tônico específico para rosto (há muitas opções no mercado, além das fórmulas feitas por dermatologistas). Massageie o produto em seu rosto batendo com a ponta dos dedos até que este seja absorvido pela sua pele.

É importante fazer esse processo todos os dias, e se possível duas vezes ao dia, geralmente pela manhã e à noite. Lembre-se também de esfoliar o rosto uma vez por semana, não mais que isso, assim você promove a renovação celular e limpa os poros da pele sem agredi-la.

Para ter uma pele ainda mais perfeita, procure um especialista para identificar com precisão o seu tipo de pele. Só ele poderá realizar uma limpeza de pele profissional e tratamentos como peelings, que devem ser periódicos para manutenção.

Outras dúvidas:

Quem tem muita espinha pode fazer esta limpeza de pele?
Não. O recomendado é procurar um dermatologista para averiguar o grau e o que está originando as espinhas. A limpeza de pele com produtos podem piorar o quadro do paciente.

Água do mar faz mal a pele?
Não exatamente. Mas o sal da água, o sol, a perda de água e nutrientes através do suor, sim, prejudicam a pele. Mas não se preocupe tanto com os efeitos que uma praia podem fazer com o cabelo ou com a pele, a ponto de não ir para praia, afinal ter prazer também ajuda no bem-estar. Contudo lembre-se de não pegar sol após fazer uma limpeza de pele e não utilizar produtos enquanto a pele estiver bronzeada.

Conheça abaixo um pouco sobre as camadas da pele:

Pele

 







Fonte: ClinicaCorpoEVita, FitoCorpus e SBD

Gostou desse texto? Restou alguma dúvida? Tem alguma experiência ou algo a acrescentar? Comente abaixo!

banner vitalitte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *