Secar ou não secar o cabelo? E agora?

Uma grande dúvida que paira no ar é sobre “secar” ou “não secar” o cabelo… Pensando nisso nós buscamos a opinião de alguns profissionais e apresentamos aqui pra você. No final da matéria, sinta-se a vontade para comentar seu ponto de vista… Muito bem, vamos lá!


woman-586185

Muitas mulheres (e até homens) não conseguem ficar com os cabelos molhados e fazem disso praticamente um ritual em suas rotinas. Porém, vendo os fios ficarem quebradiços, secos ou danificados, se perguntam: secar o cabelo com secador faz mal? A resposta mais adequada é dizer para deixar os fios secarem naturalmente, visto que existem alguns erros ao usar o secador que, de fato, comprometem e muito a saúde dos fios de cabelo.

Aqui vão dicas para superar os erros mais comuns:

1. Secar os cabelos quando estiverem úmidos: O fio molhado é mais frágil e fica mais danificado com o calor do secador. O mais indicado é deixa-los úmidos, secando antes com uma toalha.

2. Afastar o secador, pelo menos 15cm do fio: Um dos maiores erros é aproximar muito o secador do cabelo, isso é normal principalmente quando a pessoa está fazendo escova (cuidado com os profissionais do salão!) e pode acabar com a naturalidade do fio, que não suporta temperaturas muito quentes. O resultado será um cabelo não somente seco, mas ressecado.

3. Utilizar protetor térmico: O protetor térmico funciona como uma barreira contra o calor excessivo do secador.

4. Evitar o aquecimento demasiado da raiz: O aquecimento prejudica os folículos capilares, podendo causar queda e outros problemas no couro cabeludo.

5. Não deixar o secador muito tempo no mesmo local da cabeça: isso tem o efeito de “fritar” o cabelo. O correto é ficar movimentando o secador o tempo todo ao longo de várias partes dos fios e da cabeça.

6. Usar a temperatura correta para o seu cabelo, mesmo em dias mais quentes ou frios: A temperatura mais quente é para cabelos mais grossos, enquanto o moderado serve para os mais finos e frágeis. Uma dica: para “soltar” mais o cabelo e deixa-lo mais macio, um jato de ar frio logo depois de acabar de secar é uma boa pedida: vai selar as cutículas e conferir um aspecto brilhante.

7. Usar a escova apropriada: Fuja das escovas metálicas, elas podem até dar um efeito mais rápido, mas aquecem muito e podem comprometer a saúde dos seus fios. Prefira as de outros materiais, como as de cabo e corpo de madeira.

8. Não usar o secador sem o bocal: Ele ajuda a direcionar melhor o ar, facilitando a secagem e deixando os fios mais “em ordem”, mesmo que a ideia seja criar um look mais despojado. Se você não usá-lo, o cabelo fica com aquele aspecto embaraçado e seco.

model-937681Secar naturalmente é sempre a melhor opção, o cabelo sofre danos com o calor facilmente, com secadores e chapinhas. Ao sair do banho, seque-o apertando suavemente entre a toalha, não esfregue-a no cabelo, isso enfraquece a raiz, o deixando quebradiço e sem brilho. Se você tiver que usar o secador, use na menor temperatura e tente reduzir o uso a uma vez por semana, usando sempre protetores térmicos!
Lembre-se também de escolher shampoo e condicionador apropriados para seu tipo de cabelo! E como já falamos várias vezes aqui no blog, cuidado com a sua qualidade de vida, uma boa alimentação saudável pode sim resultar em qualidade no cabelo! E é claro, evitar o stress, grande causador de queda de cabelos e caspas.

Verdade ou mentira?

Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz? Não.
Dormir com o cabelo molhado aumenta os riscos de ter caspas/seborreia? Sim.
Cabelo molhado quebra com mais facilidade? Sim.
Os produtos de tratamento noturno deixam o cabelo molhado? Não.

 

Fonte: Bolsa de Mulher, Blog da Maanuh e Muito chique

Conte para nós o que você faz para cuidar do seu cabelo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *