Cuidados com a saúde na terceira idade

Atingir a longevidade com saúde é primordial.

Não basta só manter uma rotina de exercícios, mas também se faz necessária a realização de checagens regulares ao médico. Outro ponto importante é a atenção à saúde mental. Nessa fase da vida, a depressão, falta de memória e doenças degenerativas mentais costumam ser mais frequentes. Portanto, ter cuidados com a saúde na idade avançada permite ter qualidade de vida para se manter saudável e ativo.

  • Alimentação: Adotar bons hábitos alimentares na velhice garante que a saúde continue em dia. Além de manter um equilíbrio nutricional, é preciso ficar alerta às alterações que a chegada da idade avançada acarretam. Sejam elas mudanças nos sentidos, como paladar e olfato, passando pela absorção de nutrientes, que também pode ficar comprometida. Nesse caso, a manipulação de suplementos é uma das saídas que muitos idosos encontram para suprir suas necessidades diárias. Dessa maneira, é essencial seguir as recomendações de um profissional da saúde. Como resultado, manter uma dieta especial proporcionará uma vida mais saudável.
  • Exercícios físicos: Como em outras etapas da vida, a prática de exercícios físicos deve ser incluída na rotina. Movimentar o corpo proporciona benefícios em diferentes níveis, como o aumento da imunidade. É essencial para a qualidade. Além disso, existe ganho de massa muscular, manutenção da densidade óssea, melhora na coordenação motora e mobilidade. Afinal, após os 60 anos, são maiores as chances de nos tornarmos enfermos.
  • Participação social: Um dos pilares que proporciona qualidade de vida na terceira idade. Assim como em outros momentos da vida, a necessidade de participação é algo presente em qualquer idade. Com a chegada da aposentadoria, essa participação social se desfaz. Afinal, para muitos, o trabalho costumava ser o principal espaço para a interação social. Diante disso é importante que o idoso faça algo que o mantenha em contato social.

Claro, sabemos que o momento que estamos vivendo demanda isolamento social, principalmente para essa parcela da população, considerada grupo de risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *