Sempre que vou na seção de pães no supermercado vejo uma grande variedade de pães, além do tradicional pãozinho francês. Tem integral, com aveia, com iogurte, com linhaça, pão preto, de centeio, 7 grãos, 9 grãos e até 12 grãos. Mas qual é o melhor para mim?
O pão é um alimento muito importante na nossa alimentação e apesar de parecer loucura: não deve ser retirado do seu cardápio, como muitas dietas pedem. Afinal, o pão é fonte de carboidrato, proteína e dependendo da escolha, também fonte de fibras e com propriedades antioxidantes, que podem prevenir doenças.
Veja abaixo alguns dos pães mais encontrados no mercado. Sabendo alguns pequenos detalhes você irá entender melhor os benefícios dos ingredientes que tornam cada pão mais saudável ou não.
Pão de centeio
Esse pão é muito indicado, pois, o farelo do centeio ajuda na redução do risco de câncer, e é fonte de fibra insolúvel, que colabora com o bom funcionamento do intestino.
Pão com linhaça
É fonte de ômega-3, poderoso antioxidante e possui uma propriedade chamada lignana, que está relacionada com um melhor controle dos sintomas da TPM, além de ajudar no equilíbrio hormonal feminino.
Pão com aveia
Na aveia você encontra uma substância chamada beta-glucana, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e também colabora com o bom trabalho do intestino.
Pão preto
Tem muito açúcar na composição, por isso deve ser evitado, principalmente por diabéticos. A coloração “preta” acontece devido a caramelização do açúcar.
Pão light
Tem redução de 25% de calorias ou sal. Verifique na embalagem e escolhe o mais indicado para você.
Pão de grãos
Possui grãos variados, de tipos diferentes e possuem quantidade considerável de fibras, ideal para uma saúde de qualidade.
Pão integral
É feito com a farinha integral, ou seja, é fonte de fibras. Contudo, possuem mais calorias que o pão light, mas nem por isso deve ser excluído da dieta, já que oferece muitas propriedades interessantes para saúde e dá uma sensação de saciedade maior, favorecendo para o desejado emagrecimento.
Mas como dito no inicio da matéria, as opções de escolha são muito variadas, então a dica principal é: leia o rótulo, no mercado mesmo, antes de comprar! E veja, o que é mais importante para a sua dieta? Fibras ou Carboidrato? É melhor evitar a maior quantidade de sódio, açúcar ou calorias? E para entender melhor ainda o que é necessário para o seu corpo, consulte um profissional da área de nutrição, afinal, como diz o ditado: “Você é o que você come”
Não deixe de variar, assim seu corpo ganha um absorve um pouco de cada coisa. E lembre-se de procurar o que é melhor para sua saúde.
Tem alguma dica? Alguma receita especial? Compartilhe conosco!
Acabou de receber visitas em casa e não tem o que oferecer para comer? Segue uma dica muito simples e prática!
Espalhe pães fatiados em uma assadeira, coloque um pouco de cada coisa que achar na geladeira, seja criativo! Pode ser queijo, presunto, tomate! E jogue oregano por cima! Coloque alguns minutos no forno e está feita uma pizza de pão, fácil e rápida.
Fonte: Mais Equilibrio