Parte 4, manter a mente no lugar. Matéria 5 passos para uma vida com mais qualidade

Ter uma vida com mais qualidade pode ser muito mais simples do que parece, entre tantas coisas como exercícios físicos, dietas balanceadas e um controle do sono, veremos nessa 4 parte da matéria sobre os benefícios de uma boa autoestima!

Comer melhor, dormir bem, movimentar o corpo, entra tantas coisas, são os principais passos, e isso já sabemos, mas as vezes esquecemos simplesmente de alimentar a mente, dar estímulos para um sorriso! Uma mente sadia pode ser muito mais benéfica do que parece. Confira as outras matérias que já foram postadas aqui no blog!

AutoestimaAutoestima em primeiro lugar!

Aprenda a gostar de você! Conheça e aceite você como você é, dentre as dicas já dadas nas matérias anteriores, essa é talvez a mais psicológica de todas, mas sim, é necessário manter a mente intacta assim quanto o corpo, não adianta manter uma boa dieta ou fazer exercícios físicos se a cabeça estiver “fora do lugar”, afinal, estamos falando de qualidade de vida. A terapeuta Vicente Godinho ressalta sobre o conceito que temos sobre nós mesmos, ele define como nos colocamos e nos portamos na
vida. A forma que você mesmo se vê é o que define o valor que você dá para a pessoa que você é, isso funciona para seu trabalho, suas opiniões, suas vontades, e também para os cuidados do corpo e saúde. Isso faz toda a diferença. Por isso é essencial ter um bom referencial de si mesmo, saber reconhecer seus valores, suas qualidades. Mais importante que isso, é necessário para o seu ego não ficar se criticando, se cobrando, focado apenas nas suas limitações e dificuldades. É necessário sorrir para a vida!
Nada melhor do que o humor para combater os percalços que aparecem, sejam eles doenças físicas e mentais, problemas em casa ou no trabalho, entra tantas coisas que afligem os nossos sentimentos. O bom humor pode manter as pessoas saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa, isso é comprovado através de um estudo realizado pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, que avaliou mais de 53 mil pessoas durante sete anos. Os pesquisadores descobriram, por meio de alguns testes, que os participantes que eram mais bem humorados tinham o risco de morte reduzido em até duas vezes. Para melhorar a sua atitude positiva diante da vida, é necessário que o corpo todo funcione como um só, como uma máquina, é preciso que mente e corpo trabalhem juntos. Aposte seu tempo em caminhadas! Talvez em áreas verdes, como parques e jardins. Atividades ao ar livre podem melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e para a autoestima.

AmigasFalando mais tecnicamente:

Sorrir, ou dar uma boa gargalhada, durante um momento tenso, como quebrar a perna por exemplo pode amenizar o desconforto. A cada sorriso o cérebro é induzido a produzir e liberar mais endorfina, o neurotransmissor relacionado às sensações de prazer e bem-estar, além de ser um potente analgésico natural. Sérgio Luís de Miranda, médico e cirurgião afirma que “Ainda há poucas pesquisas nesse sentido, mas já é comprovado que o sorriso causa uma ação bioquímica no organismo que resulta em reações benéficas, mas não a ponto de cessar a dor intensa”, mas acrescenta ainda que um sorriso pode ser tão eficiente quanto um relaxamento, meditação ou os próprios exercícios físicos.


Outras duvidas:

Ter autoestima, sorrir, trará benefícios somente para a mente, ou para o corpo também?
Além de garantir boas doses de endorfina e proporcionar bem-estar, uma boa risada ainda traz vantagens para os sistemas cardiovascular, respiratório e imunológico.

Confira mais alguns benefícios:

 

Veja a primeira matéria aqui!

Veja a segunda matéria aqui!

Veja a terceira matéria aqui!


E você? Está de bem com a vida? Já sorriu hoje? Alguma vez passou por uma situação que sentiu os efeitos do bom humor? Conte para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *