Medicina natural é realmente saudável?

Já não é de hoje que ouvimos falar a respeito da medicina natural. Desde que somos pequenos, ouvimos as infinitas receitas indicadas pela avó, vizinhas e tias. Em geral, sempre ouvimos isso de alguém com mais idade. A dúvida em questão é, os resultados são garantidos? Produtos naturais, funcionam tanto quanto, ou mais que remédios químicos?

 

CháToda vez que nos deparamos com um novo problema, seja ele de saúde, no comportamento do corpo, efeitos da idade, entre tantas outras coisas, na maioria das vezes procuramos um médico e o primeiro remédio que ele indicar, tomamos e começamos um tratamento. Veja, o objetivo dessa matéria não é convence-lo a largar todos os seus remédios, mas sim, pesquisar sobre eles, afinal o corpo é nosso, devemos sempre saber o que estamos ingerindo.

Diariamente as pessoas começam a aperceber-se dos benefícios da medicina natural, pois, diferente dos remédios químicos, ela não possui efeitos secundários, causando mais danos ao corpo do que os benefícios da doença que trata. Os benefícios a longo prazo dos produtos naturais estão cada vez mais sendo reconhecidos pela sociedade. Em outras palavras, as pessoas estão virando a “vovó” mencionada no inicio dessa matéria, e com razão.

Conhecendo um pouco sobre os produtos naturais

É na natureza que encontramos produtos naturais para o tratamento de muitas doenças, inclusive as que exigem tratamento durante longos anos. Considerando os próprios princípios da palavra, o que vem da natureza é portanto “natural” – o ser humano é que ignora esse fato na maioria das vezes. A credibilidade desses produtos está em saber que as alternativas naturais já são utilizadas há centenas de anos, tornando-as mais credíveis que muitos outros tratamentos. Para além dos comprimidos: suplementos, chás, ioga, a meditação, entre várias outras terapias podem ser incorporadas na medicina natural. Muitos remédios químicos chegam e vão, mas a medicina natural já existe há milhares de anos e vai continuar por muitos mais, e a razão é porque ela funciona muito bem. Ainda, com o avanço da medicina natural, é possível combinar diversos extratos naturais nas proporções certas para serem eficientes sem causarem efeitos secundários. É melhor e mais segura que nunca.

RemédioColocando ambos os produtos em uma balança imaginária, temos dois produtos que prometem uma mesma solução para um problema de saúde (e afins), de um lado o produto natural e de outro o produto químico, tendo em conta que os efeitos colaterais conseguidos com o segundo sobrepõem-se muito acima aos poucos riscos do primeiro, justificar-se-ia então a escolha da medicina natural.

Mas saber qual é a melhor para nós? A medicina natural ou a convencional? Por costume vamos ao médico e aceitamos como bom tudo aquilo que ele nos receita. O que pode não ser a melhor escolha. Principalmente se é uma doença que o médico não tem uma resposta satisfatória ou uma doença que tem um tratamento muito prolongado. Todavia, isso não é “regra”, muitos médicos já aderiram aos tratamentos naturais. Assim como muitos pacientes necessitam de remédios mais específicos.

Existem muitas diferenças entre a medicina natural e a química. A que a maioria das pessoas aponta é a ausência de efeitos secundários. E a vantagem é tanto maior quanto o tempo que o tratamento demora. Em comparação, sem invalidar um ou outro remédio, para uma doença aguda e de rápido tratamento tem toda a lógica recorrer a um remédio químico que em dois ou três dias resolve o problema. Mas para tratamentos prolongados, de semanas ou até meses, ou para doses de manutenção ou prevenção, os efeitos secundários dos químicos no organismo podem-se sobrepor aos benefícios obtidos, pelo que é aconselhável a utilização da medicina natural nestes casos.

CapsulasAs pessoas, por vezes, tem uma impressão errônea de que os remédios químicos são melhores e mais rápidos ao tratar uma doença, enquanto na verdade é que os remédios químicos são mais rápidos a eliminar os sintomas da doença, diferente de curar uma doença. Os sintomas podem desaparecer sem que a doença seja eliminada. A medicina natural não funciona tão rápido como os remédios químicos mas em longo prazo é muito mais eficiente tratando a raiz do problema. A verdade é que o corpo tem uma grande capacidade para se auto-curar. Ele foi concebido para ser saudável e com ajuda adequada pode autorregenerar-se de quase todas as doenças.

Forneça ao seu corpo os nutrientes essenciais, a alimentação certa, siga um estilo de vida saudável com bons suplementos naturais. O seu corpo poderá se curar de qualquer doença e permanecer saudável.

Outras duvidas:

Quais são as opções que eu tenho para um tratamento natural?
São várias as opções que a medicina alternativa oferece: homeopatia, acupuntura, tratamentos naturais… todas elas oferecem uma possibilidade na cura de determinadas doenças ou transtornos de uma forma mais orgânica. São terapias realizadas por profissionais especializados onde o objetivo é seu bem-estar.

Confira alguns dos benefícios do tratamento natural:

1 – É uma ótima opção no tratamento de doenças crônicas como asma, sinusite, problemas do cólon, entre outras, oferecendo uma possibilidade a quem não deseja depender sempre de medicamentos.

2 – É indicado para pessoas que têm problemas de insônia e irritabilidade, ou até mesmo falta de energia física e mental.

3 – Plantas como o aloe vera (babosa) são bastante úteis nos problemas de pele, inflamação e infecções.

4 – Outras doenças como problemas reumáticos (artrite, artrose, etc.) reagem de forma muito positiva aos tratamentos da medicina natural.

5 – A medicina natural pode ajudar a lidar com o estresse, liberar tensões e controlar a depressão.

6 – Existem muitos tipos de medicina alternativa, como a acupuntura, terapia com flores de Bach ou a utilização destas flores para o tratamento da prisão de ventre, remédios para doenças especificas, entre infinitas possibilidades que podem melhorar a qualidade de vida.

Ficou alguma dúvida? Tem comentários a fazer? Assim como eu, já ouviu muito sua avó falando que um chá disso ou aquilo faz bem para tal problema?

Fonte: Medicina Natural e UmComo
Atenção: Este artigo é meramente informativo, o Phytomais Blog, apesar de indicar, não tem o poder de receitar tratamentos. Para tal, é necessário consultar um especialista e descobrir, juntos, qual o melhor tratamento para o seu mal-estar.

Confira também em nosso site www.PhytomaisSaude.com.br variados produtos de origem natural que podem auxiliar em mais necessidades do corpo que se pode imaginar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *