Eu prometo que em 2016 vou manter a forma!

O final de 2015 chegou! E é sempre aquela história “passou rápido demais”, “O tempo voa”, “em 2016 vou fazer muito mais coisas”. Eis que nos deparamos com as tão conhecidas promessas de ano novo, entre elas é claro, manter o corpo em forma. Pensando nisso, os últimos dias de 2015 já podem ser úteis, assim como os primeiros de 2016. A dica é aproveitar o tempo livre, e além de descansar, fazer alguns exercícios para manter o corpo em forma.

Verão finalmente chegou, com ele as férias na praia, e tudo isso parece deixar a meta de manter a forma bem distante. Mas com alguns exercícios simples, na praia mesmo, você pode cuidar um pouco do seu corpo. Aqui mostraremos um treino que pode te proporcionar o corpo tão desejado sem te obrigar a perder horas de praia.

As dicas a seguir foram dadas pela professora de educação física Márcia Regina de Oliveira, em uma matéria ao G1, que deu importantes conselhos para aproveitar a época do ano e começar a ter uma vida mais saudável. A professora diz que o treinamento na praia tem seus benefícios e desvantagens. Segundo ela, a academia conta com a orientação de um profissional de perto. Entretanto, praticando atividades físicas na praia, a pessoa está ao ar livre, em contato com a natureza e com o clima natural da cidade, mas sem o conforto de um ar condicionado ou ventilador.

Antes de começar o treinamento na praia use protetor solar, boné ou viseira para se proteger do sol e do calor, afinal os raios do sol tendem a ser mais agressivos na praia. Ainda, tome bastante água antes, se possível, durante e, após os exercícios. E não esqueça da recomendação dos especialistas sobre evitar a praia entre 10h e 16h.

Todo o treinamento começa com o alongamento e o aquecimento. “Alonga a cervical, o ombro, os braços, o quadríceps e a panturrilha. O aquecimento é uma caminhada leve e vai evoluindo para uma marcha rápida”, diz Márcia. Segundo ela, é preciso fazer os exercícios de alongamento nos membros superiores e inferiores, em ambos lados.

montagem_aquecimento

Após o alongamento, o treino vai depender das condições físicas da pessoa e o local. Os iniciantes podem começar com uma caminhada à beira-mar, ou então, correr no asfalto ou na areia batida onde, segundo a profissional, há menor absorção de impacto. Ela recomenda uma caminhada leve de 30 minutos e diz que a pessoa deve aumentar o tempo gradualmente. Outra opção, ainda mais simples é fazer a corrida intercalada. Nesse treino, a pessoa deve fazer cinco minutos de caminhada e dois minutos de corrida, intercalando as duas modalidades por 30 minutos. Já as pessoas que estão acostumadas a fazer um exercício físico podem aproveitar a areia mais fofa para realizar corridas com mais velocidade e no tempo em que está acostumado a correr na esteira da academia.

Além da corrida, é possível fazer outros exercícios na praia, como exercícios localizados nos membros superiores e inferiores. Entre eles, está o polichinelo, a flexão de braços, elevação de joelhos e o abdominal. O ideal é escolher os exercícios que mais gosta e fazer com empenho frequentemente. Veja alguns exemplos no vídeo a seguir:

Na hora dos exercícios abdominais, utilize uma canga ou uma esteira para se deitar, opte por fazer os exercícios na areia batida e sempre após todas as outras atividades físicas. Ao final do treino, a professora diz que é essencial o alongamento. “Faça todos os exercícios do alongamento inicial durante um período maior de tempo. Também faça exercícios de outros grupos musculares”, afirma a professora.

Para os que não gostam de exercícios localizados, a praia pode proporcionar um espaço ideal para praticar esportes como vôlei e frescobol. Esses tipos de jogos geram maior estímulo dos participantes por ser em grupo, ao mesmo tempo em que é possível queimar calorias.

Conte para nós os seus planos para o final do ano! E a dieta, o que deu ou não deu certo em 2015? Tem algum conselho para 2016?

Fonte: g1 e Blog da Mimis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *