Você já ouviu falar no Beach Tennis?

Esporte pouco conhecido no Brasil, mas que nos últimos anos vem ganhando força nas areias brasileiras. Foi criado na Itália há mais de 30 anos como atividade recreativa para a socialização dos praticantes. Em 1996, foram introduzidas algumas regras semelhantes às aplicadas no tênis, as dimensões da quadra e inclusão na fundação da International Federation Beach Tennis (IFBT) e desde então a modalidade se modernizou. Por ser um esporte ainda novo, ainda são feitas adaptações para melhorar o jogo e deixá-lo mais dinâmico e atrativo.

Mas como o jogo funciona?i332564

Local de jogomedidas-beach-tennis 

As medidas oficiais e padronizadas no mundo inteiro são:

16 metros x 5 metros – Jogos simples (com um só jogador)

16 metros x 8 metros – Jogos em duplas

Altura da rede de Beach Tennis: 

1,70 metros (ou 170cm)

O piso é de areia, em condições de calor excessivo, é recomendável molhar a quadra periodicamente para evitar que a temperatura da areia fique muito elevada.

As marcações são feitas com linhas que podem ter de 2,5 cm a 5 cm de largura nas laterais. Não existe regra quanto à cor das linhas. Aconselha-se apenas que elas sejam todas da mesma cor e que contrastem com a tonalidade da areia.

Materiaisraquetes-beach

Não se usa as mesmas raquetes do tênis, para o Beach Tennis as raquetes são específicas. Não tem cordas e são feitas geralmente de carbono, kevlar e grafite, no máximo, 50 cm de comprimento, 26 cm de largura e 3,8 cm de espessura. Na superfície utilizada para fazer o contato com a bola, o comprimento não pode exceder 30 cm e existem furos que variam de 9 mm a 13 mm de diâmetro, feitos para reduzir a resistência do ar e tornar o movimento mais fácil de ser executado.

Para as areias a bolinha é despressurizada (soft). Inicialmente, era usada a bola verde que é 25% mais lenta se comparada à bola tradicional de tênis. Porém, para deixar o jogo mais lento e os pontos mais longos, a bola de cor laranja, que é 50% mais lenta, tornou-se oficial dos torneios do circuito profissional da ITF.

Formas de disputa

Nas competições profissionais e amadoras, os jogos de simples são disputados apenas entre jogadores do mesmo sexo. Nas duplas, além das categorias masculino e feminino, existe as mistas.

Dinâmica do ponto e contagem

Durante a disputa do ponto, cada jogador só pode ter um contato com a bola e o objetivo é projetá-la sobre a rede sem deixá-la cair na areia. Nos jogos de duplas, cada equipe também terá direito a apenas um contato com a bola. Para que o ponto termine, é necessário que alguma das seguintes situações ocorra: (1) erro na rede; (2) queda da bola na areia – a marcação de quadra define a bola como dentro ou fora; e (3) imposição de algumas regras – exemplo: tocar a raquete na rede ou tocar a linha de saque antes do contato com a bola no serviço.

O sistema de pontuação é parecido com o tênis: 15 / 30 / 40

A diferença é que não tem vantagem. Quando chegar no 40 iguais quem fizer o próximo ponto ganha.

Todos os golpes usados no beach tennis são herdados do tênis.

 

Esse esporte vem ganhando muitos praticantes por ser acessível para todos e possui uma curva de aprendizado rápida, basta treinar um pouco. Para quem já pratica tênis é uma grande vantagem e você pode já entrar em competições.

Muitos jogadores dizem que o Beach Tennis melhora também as técnicas no tênis. Mesmo que você nunca tenha jogado tênis, pode aprender tranquilamente a se dar bem nas areias. Além de ser um esporte prazeroso, traz vários benefícios para a saúde.

 

Fonte: Esporte de Areia; Tenis Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *