Vá de bike!

Você já parou para pensar em quantas vantagens a bicicleta pode trazer para sua vida? Seja para um passeio, como exercício físico ou como meio de transporte, ela pode ajudar com o seu corpo, com a sua mente e até com o meio ambiente. Confira aqui todos os benefícios que a “magrela” pode proporcionar.pexels-photo-260409

Pedalar é ótimo, além de queimar calorias, você foge do trânsito, trabalha os membros inferiores, podendo definir músculos até melhorar a frequência cardíaca.

Faz bem à saúde – Andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo. Antes, entretanto, recomenda-se fazer uma avaliação médica para determinar a intensidade do exercício, já que cada pessoa apresenta um determinado peso e condicionamento físico. Para quem deseja emagrecer, é necessário associar a atividade a uma alimentação equilibrada.

Trabalha os membros inferiores – Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário. Pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, o que melhora o condicionamento físico do praticante.

7341406252_1d82832a75_kÉ um ótimo meio de transporte – A maior parte das pessoas pedala apenas no fim de semana, como se fosse somente uma atividade de entretenimento, mas pode ser usada como meio de transporte, que é mais barato e ainda foge de congestionamentos.

Melhora a frequência cardíaca – A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica.

É um exercício de baixo impacto – Quando caminhamos ou corremos, todo nosso peso é jogado sobre as pernas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo, por isso, a bicicleta é recomendada para quem está começando a fazer exercícios ou está acima do peso.

Tem baixo custo de manutenção – É possível comprar uma bicicleta de boa qualidade por menos de mil reais. Apesar do susto desse investimento inicial, a manutenção do instrumento é baixíssima. Com apenas 50 reais por mês, é possível deixá-la sempre pronta para uso, são pequenos os reparos que devem ser feitos e grande parte deles pode ser realizado pelo próprio usuário, pois não exigem grande conhecimento sobre o assunto. Os maiores gastos ocorrem quando é necessária a troca de pneus ou uma revisão geral, que ocorre apenas uma vez por ano.silhouette-fitness-bless-you-bike-37836

Ajuda a manter a mente saudável – Você pode optar por rotas alternativas, conhecer novos caminhos, observar melhor tudo o que acontece a sua volta e ainda fugir do estresse de quem está preso no trânsito. Condições de saúde mental, como depressão, ansiedade e estresse, podem ter consequências reduzidas, pois assim como os demais exercícios físicos, andar de bicicleta favorece aos níveis de endorfina, o que dá fim ao mau humor, favorecendo assim o seu bem-estar. Escolher um local com paisagem deslumbrante para pedalar pode ser uma oportunidade perfeita para você romper o estresse da rotina diária da sua vida, além de rejuvenescer a sua alma.

Diminui as chances de câncer – Dentre os cânceres, pesquisas recentes demonstraram que andar de bicicleta pode reduzir a possibilidade de ocorrência de câncer de cólon, de mama e do intestino.

Diminui riscos de Diabetes – Dentre os problemas mais comuns da saúde pública, a taxa de diabetes tipo 2 é o que tende a aumentar ainda mais. A falta de atividade física é tida como uma das principais razões para as pessoas desenvolverem essa condição. Pedalar pode contribuir para que os níveis de açúcar na corrente sanguínea se mantenham estáveis, e assim, o risco de desenvolvimento dessa condição é reduzido. É dito que pessoas que pedalam por pelo menos 30 minutos por dia reduzem até 40% do risco de desenvolver diabetes.

Fortalece o sistema imunológico – Pedalar estimula o sistema imunológico ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

Emissão zero de CO2A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente por que além de ter uma emissão zero de qualquer gás do efeito estufa ou outro componente dos combustíveis fósseis, ainda ganha na velocidade, já que não é necessário ficar horas parado no trânsito.pexels-photo-287398

Fontes: Graltec; Minha Vida; Mundo Boa Forma; Saudesporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *