Uso excessivo de celular e computador pode prejudicar a visão

A cada novo modelo equipamento criado, as pessoas estão mais viciadas nas tecnologias e já não conseguem mais ficar sem. O uso de aparelhos celulares é cada vez maior, são 24 horas ao lado do aparelho. São inúmeras as funções e benefícios que eles trazem, mas também deve ter cautela ao utilizar ininterruptamente pois pode causar danos a visão.13346369

O olho humano tem um músculo que fica contraído para focar imagens próximas. Para ver de longe ele teria que relaxar, mas acostumado a focar no celular muito perto, o músculo demora para se acomodar na posição certa e leva algum tempo para voltar. Esse fenômeno é conhecido como falsa miopia e tem levado muitas pessoas a consultórios oftalmológicos. O problema é que com o tempo, essa falsa miopia pode desenvolver uma miopia de verdade.

Para evitar isso é necessário controlar o tempo e fazer um pequeno exercício: olha perto, olha longe, olha perto, olha longe, para que ele destrave esse músculo, para que ele relaxe essa musculatura, umas 30 repetições pelo menos. Afastar o rosto da tela o máximo possível também é uma boa. Outro conselho dos oftalmologistas é diminuir o tempo no computador para, no máximo, 50 minutos. Depois, também é bom dar uma descansada, caminhar pelo ambiente de trabalho, dar uma desligada, e piscar os olhos várias vezes também ajuda.

Outro problema que pode acontecer é a Síndrome do Olho Seco, pois a pessoa costuma manter os olhos retos, bem abertos, e mais expostos ao ressecamento. Somado a isso o fato de piscar menos. Além de piscar mais e manter distância, para prevenir problemas oculares pelo uso excessivo dessas tecnologias seria regular ajustes em termos de brilho, tamanho, definição, contraste e cor, procurando deixar o fundo da tela nem tão claro, nem tão escuro, ajustando o tamanho das letras e optando por um contraste que seja confortável aos olhos.

CapturarPor isso, continue utilizando suas tecnologias, mas não deixe de fazer uma pausa e de realizar exercícios para que isso não prejudique sua visão.

Fonte: Óticas Mercadótica; Bom dia Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *