Tomar limão, ajuda mesmo?

O limão é uma das frutas que traz os maiores benefícios à saúde, tendo o forte poder antibiótico, antiviral, estimulação imunológica. É fonte de muitas substâncias, em especial o ácido cítrico, cálcio, magnésio, vitamina C, bioflavonoides, pectina e limoneno, que promovem a imunidade e combatem infecções, antioxidantes, ainda auxilia na remoção de toxinas e é um aliado do ferro, ajudando na absorção desse metal no organismo. Apenas 100g do bagaço têm mais da metade do cálcio e magnésio que a gente precisa por dia. Com todas essas vantagens, o limão ainda tem um preço bom e por isso está virando o queridinho dos brasileiros. Porém, é essencial tomar alguns cuidados e evitar excessos que podem causar riscos à saúde.limao-538x218

Limão deve ser tomado em jejum? Com água morna? Puro? Calma! Nós iremos esclarecer todas essas dúvidas.

agua-com-limaoLimão em jejum

Muito se escuta falar que os benefícios do limão em jejum sejam ainda maiores por facilitar a eliminação de toxinas acumuladas nas paredes intestinais, que seriam responsáveis, entre outras coisas, por causar inflamações e causar ganho de peso. Na verdade isso não tem comprovação. Em jejum, o organismo pode absorver melhor as vitaminas e outros nutrientes do limão, mas ele não auxilia na perda de peso. Outro mito sobre o limão em jejum é o poder de alcalinizar o organismo, que não é verdade. O limão é uma fruta ácida e em contato com o ácido estomacal, torna-se ainda mais ácido, é impossível que isso alcalinize o organismo.

Limão com água morna

Uma das dietas da moda aconselha consumir o limão com água morna, a fim de facilitar sua assimilação pelo organismo e facilitar a remoção de substâncias tóxicas no intestino. Em relação a isso, não há nada comprovado. A água morna pode estimular a movimentação do estômago, auxiliando na digestão, mas não faz diferença se é pura ou com limão.

 

Benefícios reaislemon

O limão pode ajudar na perda de peso por ajudar a reduzir a ansiedade e a fome por impulso devido à pectina presente nele. A fruta é rica em vitamina C, grande aliada da imunidade, que não só fortalece nosso sistema de defesa como também combate radicais livres que causam o envelhecimento precoce. O limão também contém saponinas, que possuem ação antimicrobiana e podem ajudar a afastar a gripe e o resfriado, antioxidante e ajuda na absorção do ferro. O componente da vitamina C, assim como outros antioxidantes, ajudam a ter uma pele saudável, a reduzir as rugas e as manchas e ajuda a combater os radicais livres.

É também uma fonte de potássio que estimula as funções nervosas e cerebrais, além de controlar a pressão arterial, de cálcio que participa da coagulação sangüínea e do controle hormonal e estruturar os ossos e dentes do nosso corpo e de magnésio que auxilia na contração e relaxamento muscular, no funcionamento de certas enzimas do organismo, na produção e transporte de energia e na produção de proteínas.

Cuidados com excessos

Ao saber de todas as vantagens do limão, muitas pessoas se animam e acabam ingerindo a fruta em excesso, mas aumentar o consumo não irá aumentar seus benefícios, mas sim prejudicar a saúde. Uma pessoa com problemas estomacais, gastrites, pode chegar até a uma úlcera com o uso excessivo e repetitivo desta fruta. Por isso, versões da dieta do limão que envolvem aumentar gradualmente o consumo do fruto ao ponto de ingerir diariamente quantidades iguais ou maiores do que quatro limões por dia não são orientadas. Seguir uma dieta somente baseada em consumo de limão, pode levar a uma deficiência de nutrientes, fraqueza e até um ganho de peso a longo prazo. Da mesma forma é possível que ocorram problemas cardíacos, renais por deficiência de vitaminas e minerais.

A dieta do limão deve estar sempre associada a alimentação saudável, com introdução de alimentos integrais, pobres em gorduras ruins, sem adição de açúcares, e sempre com acompanhamento de um nutricionista para estabelecer quantidades seguras para ingerir da fruta.

O limão, além de saudável, é muito gostoso e refrescante! Caí bem como suco, como tempero pra salada e até em alguns drinks. Equilibrar sua utilização e ter consciência que a fruta não faz milagres é uma ótima forma de consumir e aproveitar suas vantagens!

Fonte: Cidade Verde; Bem Estar; Melhor com Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *