As mães de muitas pessoas já estão cansadas de ouvir que o filho não gosta de saladas e já nem tentam mais convence-los a comer a tão indesejada salada. Claro, nós não queremos que você seja um desses “filhos” rebeldes, e pra ir direto ao assunto entenda que comer salada é importante!
Ao longo dos anos o brasileiro adquiriu o hábito de dizer que um prato saudável inclui arroz, feijão e por vezes um pedaço de carne; mas não é de hoje que os nutricionistas vem tentando convencer a acrescentar também uma leve saladinha, que além de mais saudável auxilia no emagrecimento e em diversas áreas de funcionamento do corpo, apresentando um caminho nutritivo para uma boa qualidade de vida.
As folhas e vegetais são muito importantes na alimentação e nas dietas, porque são alimentos ricos em fibras e estas contribuem para o bom funcionamento do intestino ajudando na digestão. Ainda, são fontes de vitaminas e sais minerais que ajudam a manter o nosso organismo em perfeito funcionamento, proporcionando inúmeros benefícios ao corpo. O consumo das saladas, principalmente no caso das folhas, é importante para o controle de peso, pois tem gande capacidade de saciedade quando ingeridos em boa quantidade e são pobres em calorias. A preparação é fácil e de rápida digestão, evita assim a sensação de estômago cheio e moleza pós refeição. Portanto, a salada além de saudável é a refeição ideal para quem está a procura de perder alguns quilos extras.
Alguns benefícios do consumo diário das saladas são:
– Baixa caloria, portanto recomendado para a perda de peso;
– Fornecem fibras, minerais e vitaminas para o nosso organismo;
– Possui alto teor de água, por isso hidrata o corpo;
– Exige pouco tempo de preparo;
– Fácil digestão pelo organismo.
Para torná-la ainda mais saudável, seguem algumas dicas:
– Dê preferência aos vegetais de época e frescos, pois além de mais baratos eles apresentam uma melhor concentração de nutrientes;
– Opte por folhas inteiras, limpas e sem manchas amarelas;
– Lave bem os vegetais e em seguida deixe-os de molho com hipoclorito por quinze minutos;
– Opte por temperos naturais como sal, ervas, limão e vinagre, pois são menos calóricos e podem acrescentar vitaminas e antioxidantes à receita.
– Prepare e tempere os ingredientes perto da hora de consumí-los. Esta medida é importante para preservar o frescor e os nutrientes da salada.
– Como mais vegetais crus, já que o cozimento elimina uma parte dos nutrientes.
Uma dica para o prato ficar mais atraente é misturar várias folhas, legumes e condimentos. Capriche e quem sabe o olhar seja atraido com mais facilidade! Quanto mais variedade nos ingredientes de uma salada, mais colorida e apetitosa ela fica. Porém, muitas pessoas costumam usar apenas verduras e legumes em seu preparo, esquecendo que outros alimentos, como as frutas, grãos e outros incrementos, podem dar mais sabor e deixar o prato muito mais nutritivo.
Folhas
Você pode escolher quantos tipos quiser e combiná-los entre si. É bacana escolher tonalidades e texturas diferentes. Sempre rasgue as folhas com as mãos ou utilize facas próprias que já existem no mercado. Nunca utilize facas metálicas, porque elas oxidam as verduras.
Legumes, tubérculos e outros ingredientes
Você pode fazer uma salada apenas de folhas ou se quiser caprichar, fazer uma base com as folhas e mesclar com outros ingredientes, como por exemplo:
Frutas
As frutas também combinam muito bem com folhas, abaixo algumas indicações:
Manga com alface, pepino e kani.
Damasco ou uva passa com qualquer tipo de folha, pode ser até um mix delas.
Aipo com morangos ou maçã verde com iogurte.
Kiwi com alface de todos os tipos e rúcula.
Uva passa ou fresca com repolho e iogurte.
Dicas para as saladas saírem perfeitas na apresentação e no sabor:
– Para a maçã não escurecer, deixe-a de molho em uma mistura de água e limão;
– Misture manga ou maracujá ao azeite ou ao iogurte para temperar a salada;
– Verduras e legumes de cores fortes, por exemplo, são ricos em ferro. Brócolis e beterraba combinam com abacaxi, rico em vitamina C, nutriente que ajuda na absorção deste ferro.
– O melão e a maçã, que contêm grande quantidade de vitaminas do complexo B, ajudam na absorção do fósforo e do magnésio, encontrado no repolho, abobrinha e chicória.
– Para as combinações que levam batata, a dica é não descascar as frutas, já que as cascas ajudam a diminuir a absorção do carboidrato pelo organismo.
Complementos
Outros ingredientes interessantes que podem ser usados para incrementar suas saladas:
Achou interessante essa matéria? Gostaria de receber algumas receitas? Comente abaixo sua opinião!
Fonte: ANutricionista e Blog Equilibrese