Mini hortas em Apartamentos

Comer alimentos fresquinhos, de boa procedência, sem uso de agrotóxicos são algumas das vantagens em se ter a própria horta em casa. Mas isso é um privilégio para quem tem um quintal e muito espaço? Não mais. Existem opções de mini hortas que podem ser cultivadas dentro do apartamento.

horta-em-apartamento4

O local mais adequado para montar uma mini-horta em casa é aquele que recebe pelo o menos cinco horas de sol por dia, principalmente o sol da manhã. Pode ser na varanda, na janela do quarto, na janela da cozinha ou na área de serviço. É recomendado que seja algum local que tenha acesso a luz e também possua ventilação. Você pode plantar suas mudas ou sementes em latas, vasos, jardineiras, xícara ou caneca, calhas, canos de PVC, caixas e até em garrafas PET, só é preciso garantir profundidade mínima de 15 cm e espaçamento de, no mínimo, 20 cm entre cada tipo de verdura, legume ou tempero.follow-the-colours-garrafa-pet-mini-horta

Ter uma horta em apartamento traz muitos benefícios e vantagens como por exemplo:

Alimentaçfollow-the-colours-mini-horta-vaso-01ão mais saudável – na sua horta caseira, você irá plantar produtos sem agrotóxicos, isso permite que você produza e se alimente com produtos orgânicos, que são mais saudáveis e menos nocivos a sua saúde, além de contribuir com a nutrição da família.

Estímulo maior ao consumo de folhas e saladas – É natural que você se sinta mais estimulado a usar a sua horta de apartamento, nas suas refeições, nos temperos dos alimentos, aumentando também a diversidade de alimentos.

Decora o ambiente – Ter uma horta em apartamento também ajuda na decoração, pois em geral, o verde dos alimentos cultivados ou até mesmo o colorido de uma flor, humaniza o ambiente e deixa ele muito mais bonito e alegre, traz vida ao ambiente e melhor, sem gastar muitos.

Hobbie – fazer a sua horta no apartamento pode ser muito prazeroso, assim como cuidá-la diariamente, aparando as folhas, regando para mantê-la saudável entre outras atividades.

Colaboram para minimizar os efeitos de emissão de carbono.

Contribuem para a diminuição da temperatura do ambiente.

Deixa o custo com alimentos consumidos mais barato.

follow-the-colours-vaso-mini-horta-02Os cuidados com a horta são irrigação três vezes ao dia enquanto estiver na fase de semente e uma vez ao dia para a muda ou planta já crescida. As adubações devem ser feitas a cada dois ou três meses.

Fonte: FTC Follow The Colours; Revista Zap Imóveis; Viver em Casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *