Dormir de maquiagem, faz mal?

Quem nunca chegou cansada em casa depois de uma festa ou de um dia estressante de trabalho e ficou com preguiça de tirar a maquiagem? Se você se identificou, saiba que você não está sozinha. O site inglês Female First publicou uma pesquisa realizada no Reino Unido por uma rede de clínica de estética, que afirma que 79% das mulheres britânicas não retiram a maquiagem antes de dormir.

Dormir-com-maquiagem

Mas afinal, dormir de maquiagem faz mal?

Sim! Esse hábito prejudica a pele e causa diversos problemas como desenvolver alergias, espinhas, irritação nos olhos, acelera o envelhecimento e pode reforçar as olheiras. A pela perde o brilho, a viscosidade e se torna mais oleosa ao longo do tempo, pois os produtos tapam os poros e não permitem que a derme respire corretamente. A noite é o horário que a pele absorve melhor os nutrientes, mas para isso, precisa estar limpa. Além disso, na maquiagem ficam acumulados resíduos de poeira, poluição e suor que causam acne. 12 horas é o limite de tempo que sua pele pode ficar maquiada. Mais que isso é exagero. E exagero entope os poros e causa todos esses prejuízos à pele.

Consequências de dormir de maquiagem

  • Sujeira e oleosidade da pele favorecem o aparecimento de acne. A maquiagem obstrui os poros e aumenta ainda mais a chance de cravos e espinhas aparecerem na sua pele;
  • Dormir de maquiagem pode dar à pele o aspecto de descamação, porque é durante o sono que ela sintetiza e absorve os nutrientes e a maquiagem impede que a pele “respire”, portanto a deixa ressecada e faz com que perca a viscosidade e forme rugas, isto é: faz com que sua pele envelheça mais rápido do que deveria;
  • Por ser muito sensível, o hábito de dormir de maquiagem pode deixar a pele mais propensa a ter alergias;
  • O acúmulo de maquiagem e da própria oleosidade da pele na borda das pálpebras pode causar inflamação nos olhos e alteração do ph das lágrias;
  • Maquiagem e outros produtos que podem causar irritabilidade nos olhos pode ainda reforçar as olheiras.

download (1)Então, vamos aprender a limpar a pele corretamente antes de dormir?

A higienização deve ser feita no mínimo duas vezes por dia, de manhã e à noite, para renovar e estimular as células faciais. Quando a limpeza da pele não é feita dessa maneira, ela fica com um brilho excessivo devido ao aumento da oleosidade, que ainda pode causar o aparecimento de cravos e espinhas. No caso da maquiagem, o ideal é retirá-la antes com demaquilante.

Comece com os olhos, coloque o produto em um pedaço de algodão e de olhos fechados, passe delicadamente na região. Nunca de olhos abertos para não irritar ou levar restos de make para as áreas internas dos olhos. É importante ter paciência e repetir o processo até sentir que não tem mais produtos nos olhos.

imagesDepois disso, pegue um algodão limpo e passe o demaquilante fazendo movimentos circulares no rosto. Em seguida, lave com água e sabonete específico para limpar totalmente os resíduos, já que o demaquilante também tem resíduos e aumenta a oleosidade no local. Para evitar esses e outros problemas, utilize sempre um sabonete neutro. Uma dica importante, se você estiver fora de casa ou for viajar, vale usar shampoo de bebê para lavar o rosto. Evite lenços umedecidos comuns pois como não são feitos para a área do rosto, pode ser que provoquem alergia.

Depois de limpa, seque a pele e passe um tônico, que ajuda a equilibrar o ph da pele. Se você usa creme noturno, só passe depois de fazer todo esse processo. Para aquelas que estão maquiadas todos os dias, é indicado apostar em um creme hidratante após a limpeza.

Depois de ler sobre esses prejuízos causados à pele, vale a pena perder uns minutinhos cuidando do rosto, não é mesmo?download

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *