Dicas para cuidar das mãos no inverno

Com a chegada do clima mais frio, você já começa a sentir as mãos mais ásperas e ressecadas, podendo muitas vezes surgir rachaduras e até pequenos cortes, por ser uma zona sensível da pele, por estarem mais expostas, pelo uso de água mais quente para lavar as mãos e até o maior uso de álcool gel para evitar as doenças da estação. O dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que as tornam muito sensíveis à desidratação. As mãos são bastante sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que afetam sua maciez, por isso devemos tomar alguns cuidados quando as temperaturas caem. Com essas dicas, você poderá manter suas mãos suaves o ano inteiro.maos_interna

Evite água quente
Para lavar as mãos, opte por sabonetes suaves, que não contenham antissépticos fortes ou irritantes e, de preferência, que contenham componentes hidratantes. Evite também lavar excessivamente as mãos, sem necessidade, e não utilize água muito quente para não retirar o manto hidrolipídico natural que hidrata nossa pele.

028c9618ff8265bfd874d4df0211d99efbf3738c35991719c2f3e890422410ecAplique hidratante sempre que lavar as mãos
Na época de frio, as mãos devem ser hidratadas várias vezes ao dia. Prefira os cremes que tenham em sua fórmula ativos como ureia, ceramidas, silicone, vitamina E, silício lipossolúvel, dimeticona, lactato de amônio, alantoína e manteigas como a de karitê e manga, que são profundos que contêm substâncias que formam uma “barreira” contra a perda da humidade.

Use luvas de borracha para todas as tarefas domésticas
Use luvas ao lavar louças ou sempre que entrar em contato com produtos de limpeza, pois estes agridem e ressecam as mãos.

Filtro solar nelas
Mesmo no frio o sol emana raios UVA e UVB. O filtro solar é fundamental mesmo no inverno para prevenir o envelhecimento precoce da pele e as manchas senis. Seu uso nas mãos deve ser diário e após ser aplicado o hidratante.

Tratamentos
A época fria é boa para se fazer um peeling médio de mãos, entre eles o de ácido tricloroacético, que promove a diminuição das manchas e renovação celular. Em casos mais graves de ressecamento, os dermatologistas contam ainda com o recurso de hidratação injetável, que são aplicações mensais de ácido hialurônico de baixo peso com o intuito de hidratar as camadas mais profundas da pele, devolvendo viço, maciez e jovialidade às mãos. O tratamento é feito com aplicações mensais, entre 3 e 4 sessões, e podem ser repetidas a cada seis meses, se necessário.

Massagem
Lembre-se de massajar bem as mãos, não esquecendo das pontas dos dedos e cutículas

Evite roer as unhas e mantenha-as limpas
Além de deixá-las feias, bactérias e outros organismos podem se depositar embaixo delas.

Esfoliação
Esfolie as mãos a cada 15 dias para remover as células mortas.

Cuidado para retirar esmalte
Para tirar o esmalte, prefira sempre removedores mais suaves, livres de acetona. A substância resseca e enfraquece as cutículas. Os removedores em forma de lencinho costumam ser adequados. Ao retirar o esmalte com removedor, lave as mãos.

Álcool Gel
Utilize álcool gel apenas quando necessário. O uso ininterrupto pode gerar ressecamento, coceira e vermelhidão.

Ao contrário de outras partes do corpo, as mãos não podem contar com cirurgias plásticas para reparar a ação do tempo. Por tudo isso, é extremamente importante cuidar diariamente das mãos.

Fonte: Pluri blog; Corpo a corpo; Beleza e Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *