Cirurgia plástica e autoestima

Seja por estética ou razões médicas, a cirurgia plástica tem como fator principal a reconstituição de partes do corpo. Quando é usada para corrigir lesões deformantes, é a cirurgia plástica reparadora e a cirurgia plástica estética é o procedimento que realiza melhoras à aparência, modificando partes do corpo, como por exemplo implante de prótese mamária. Qualquer que seja o motivo, a cirurgia plástica pode melhorar a autoestima e trazer mais felicidade para pessoas que não se sentem satisfeitas com alguma parte do seu corpo. O que muitos não sabem, é que ao passar por um procedimento, além de mudar o visual, transforma também as atitudes, pois a cirurgia proporciona uma mudança física, trazendo grandes alterações psicológicas e de comportamento, melhorando a qualidade de vida do paciente que cria coragem para usar roupas que antes não tinham coragem ou frequentar outros ambientes.cirurgia-plastica

Todo mundo conhece alguém que já mudou o formato do nariz, o tamanho dos seios ou tirou gordurinhas. Aparentemente, parece algo banal mas é uma transformação psicológica poderosa. A primeira mudança é um ajuste da imagem real que tem sobre si mesmo à imagem real que os outros veem e esse ajuste vem com uma força de reparação, como se até aquele momento, o corpo não fosse seu. É hora de sair e se mostrar, deixando para trás a timidez, a vergonha, repressão dos desejos e baixa-autoestima.

cirurgia-plastica-300x225Além da transformação física

E qual seria o poder adquirido após uma cirurgia plástica? O maior deles: a descoberta da confiança em si mesmo e do impacto que causa nas pessoas em volta, o que é, em princípio, algo extremamente positivo e que traz grandes mudanças sobre a relação da pessoa consigo mesma e com os outros.

Em geral, é difícil fugir do deslumbramento e da sensação inicial de que agora pode muito mais do que antes. Ou seja, não estamos falando de uma transformação física apenas, essa parece ser a mais sutil das mudanças. Falamos de transformação de personalidade, da atuação das pessoas no mundo.

O equilíbrio é o estado mais difícil de ser conquistado, por isso é comum, após uma cirurgia plástica, passar da baixa autoestima para a supervalorização da imagem. As marcas pelas quais somos reconhecidos na trajetória de vida, beleza, simpatia, timidez, exuberância, inteligência, estranheza, deficiência, carisma, entre outras, são elementos que compõem o ser. No fundo, o que todos buscam é o encontro do real com o ideal, do possível dentro de si e do concretizável na prática, e para isso, cada um vai conhecendo seus limites e desafios.autoestima-apos-cirurgia-plastica

Fonte: Santa Casa de Curitiba; Cirurgia estética; Bolsa de Mulher; Personare;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *