Benefícios de uma boa noite de sono

Depois de uma noite mal dormida, é fácil perceber os efeitos que a falta do sono causa. Você se sente cansado e indisposto. Mas o sono não assume apenas esse papel revigorante, ele tem diversas outras funções essenciais para o nosso organismo. Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite pode causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos. Sono de qualidade ruim desorganiza o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios, favorecendo diversas doenças como obesidade e depressão.

curiosidades-sobre-o-sono-euro-colchoesListamos os benefícios de uma boa noite de sono:

Previne a obesidade

Durante o sono, o organismo produz um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, a leptina. Pessoas com dificuldade para dormir, produzem menor quantidade dessa substância e como consequência, ingere durante o dia uma quantidade de calorias muito maior que o necessário, pois o corpo não se sente satisfeito. Além de não produzir a leptina, a falta de sono produz maior quantidade de outro hormônio, a grelina, que está relacionado com a fome e a redução do gasto de energia. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Chicago, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.

Combate à hipertensão

Pesquisadores da Universidade de Chicago comprovaram que um sono profundo e ininterrupto está relacionado a bons níveis de pressão arterial. A dificuldade em descansar durante a noite é equivalente a um estado de estresse, aumentando a atividade da adrenalina no corpo, pois o organismo fica em estado de alerta, aumentando a pressão sanguínea durante a noite. Com o tempo, essa alteração na pressão sanguínea se torna permanente, gerando a hipertensão.

Fortalece a memória

Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações recebidas durante o dia. Isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado. Durante a noite, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos ao longo do dia. Por isso, quem dorme mal, geralmente, sofre para se lembrar de eventos simples, como fatos ocorridos no dia anterior.

Previne depressão

As chances de a depressão comprometer a qualidade de vida de uma pessoa podem ser menores se ela dormir entre seis e nove horas por dia, segundo estudo feito em Ohio, nos Estados Unidos. Os resultados mostraram que pessoas com o sono considerado normal tiveram índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão quando comparados aos que dormiam pouco ou muito.

Favorece o desempenho físico

Ao dormir profundamente e sem interrupções, o corpo começa a produzir o hormônio GH, responsável pelo crescimento. Essa substância só começa a ser produzida aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir, por isso, pessoas que tem o sono fragmentado sofrem dificuldades de sintetizar esse hormônio. Segundo especialista da Sociedade Brasileira e Endocrinologia e Metabologia, o hormônio do crescimento tem como funções ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose.

Controla o diabetes

A combinação diabetes e sono insuficiente ajuda a desenvolver uma maior resistência insulínica, tornando o controle da doença mais difícil. Pesquisadores monitoraram o sono de pessoas com diabetes por seis noites, os participantes que tiveram o sono de má qualidade tiveram aumento de 23% nos níveis de glicose no sangue e 48% nos níveis de insulina. Usando esses números para estimar a resistência insulínica do indivíduo, os pesquisadores concluíram que portadores de diabetes que dormem mal tinham 82% mais resistência insulínica que os portadores com sono de qualidade. De acordo com a endocrinologista Alessandra Rasovski, dormir mal em decorrência de distúrbios do sono não só dificulta o controle da doença como também pode favorecer o aparecimento de diabetes tipo 2. É durante o sono que o corpo estabiliza os índices glicêmicos e quem não tem um sono de qualidade sofre com o descontrole do nível de glicose, podendo desenvolver diabetes, explica.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares

Privação prolongada do sono ou acordar várias vezes durante a noite pode estar relacionado a acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e doenças cardiovasculares. Estudo feito durante 25 anos com mais de 470 mil pessoas em oito países, incluindo Japão, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido, constatou que dormir pouco causa um desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo, condição que aumenta as chances de desenvolver colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrames cerebrais. Dormindo cerca de sete horas por noite, você está protegendo a sua saúde futura e reduzindo o risco de desenvolver doenças crônicas.

Melhora o desempenho no trabalho

Não atingir os estágios mais profundos do sono, faz com que o corpo não descanse de forma adequada. Os principais sintomas sentidos por uma pessoa que não dorme são sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informações e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trânsito e trabalho.

Reduz o estresse

Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, ajudando a diminuir o estresse.

Melhora o humor

Pessoas que dormem bem durante a noite, andam mais contentes e bem-dispostas durante o dia. Pelo contrário, uma noite de sono insuficiente provoca agitação e mal-humor no dia seguinte. Além disso, quando dormir mal se torna um problema crônico, pode causar transtornos de humor de longo prazo, como depressão ou ansiedade, por exemplo.

Estimula o raciocínio

Dormir mal afeta a cognição, atenção e a tomada de decisão e, por isso, pessoas que dormem mal têm maior dificuldade a resolver problemas de lógica ou matemática e a cometer erros como deixar as chaves na geladeira por acidente, por exemplo.

Rejuvenesce a pele

Uma boa noite de sono ajuda a rejuvenescer a pele, diminuindo as rugas e linhas de expressão, pois durante a noite as células da pele renovam-se e descansam e é produzida melatonina que ajuda a prevenir o envelhecimento.

Uma simples noite de sono, além de revigorante, pode ajudar a sua saúde.

Fonte: Minhavida; Tua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *