Benefícios da música para a saúde

images-2Todo mundo adora ouvir música, seja no carro enquanto está no trânsito, no chuveiro, em festas ou enquanto pratica exercícios. Mas você sabia que além de divertido, ouvir música faz bem para a saúde, corpo e mente?

Além de acalmar e relaxar, a música traz muitos outros benefícios como alívio de dores, melhora de memória, estímulo para a prática de atividade física e até diminuição da vontade de comer.

Alguns pediatras têm tido excelentes resultados com a musicoterapia para tratar diversos problemas, pois a música ativa o centro de prazer do cérebro, assim como o sexo e o chocolate, pela liberação de dopamina, que causa uma sensação de bem estar. Esse bem estar proporcionado pela música tem sido estudado por várias universidades ao redor do mundo

Benefícios da música pra saúde:

A música te faz mais feliz – Ouvir as músicas que você mais gosta libera dopamina, a substância do bem estar. Estudos com dezenas de milhares de pessoas comprovaram que elas tiveram altos níveis de dopamina liberadas no organismo durante a execução de suas músicas favoritas, causando felicidade, emoção e alegria. O impulso dura aproximadamente 15 minutos após ouvir a sua música favorita.

Alivia o nível de depressão – Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão e 90% sofre de insônia também. Estudo observou que os sintomas da depressão diminuíram significativamente nas pessoas que ouviram música antes de dormir. A que causou melhor efeito foi a música erudita instrumental. Meditação com música erudita faz muito bem.

Induz ao movimento – é natural do ser humano, que nasce com ritmos. Por isso, a música ajuda bastante a atividade física, por exemplo.

blog-20120216-100-músicas-para-ouvir-correndo1Melhora sua performance na corrida – Atletas que correm com músicas rápidas ou músicas motivacionais atingiram um melhor resultado comparado com aqueles que não ouviam música ou que ouviam música lenta. Se você quer uma maior potência na sua corrida, não esqueça da música.

Diminui o estresse – Ouvir suas músicas favoritas diminui os níveis de cortisol, logo, diminui os níveis de estresse crônico. Vale lembrar que o stress é causador de 60% de nossas enfermidades. A pesquisa ainda mostrou que pessoas que produzem música, tem seu sistema imunológico melhorado. Por isso, no trânsito, o motorista consegue se acalmar ao ouvir música.

Melhora a comunicação – propõe uma forma alternativa de organizar as ideias porque têm tempos e cadências diferentes da fala.

Ajuda a comer menos – Iluminação e música suave no ambiente fazem as pessoas comerem menos e apreciar melhor a comida que tinham. Se você deseja comer menos, tente deixar o ambiente mais escuro e escute músicas relaxantes.

Cria vínculos – Quando a mãe canta para o filho, por exemplo, ele consegue memorizar sua voz e cria essa relação.

Ameniza a dor – Ao cantar, a pessoa muda o foco, distrai a dor e a atenção do problema. Terapia com música reduz a dor mais do que tratamentos padrão em pacientes com câncer e também pode diminuir a dor em pacientes de terapia intensiva e pacientes idosos.

Melhora a recuperação pós-cirurgia – Ouvir música calma antes da cirurgia diminui a ansiedade. Outros estudos ainda indicam que ouvir música calma após a cirurgia melhora o relaxamento do corpo, facilitando a recuperação.

imagesMelhora a capacidade de aprender e memorizar – Ouvir música estimula novos caminhos e conexões no cérebro e melhora a capacidade de aprendizado e de memorização. Ainda mais se você souber tocar algum instrumento, melhorando ainda mais a performance do seu cérebro. Estudar com uma música de andamento médio/baixo é uma boa para ajudar na memória.

Promove o autoconhecimento – faz a pessoa viajar por mundos desconhecidos e a descobrir sensações, emoções e sentimentos próprios.

Além de todos esses benefícios, na gravidez a música é capaz de acalmar os recém nascidos e reduzir em até dez dias a permanência na UTI neonatal.

Depois de todas essas informações, vamos ligar uma música e melhorar a nossa saúde!

Fonte: Bem estar e Vida em equi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *